Assembleia reúne coordenadores dos MECE’s da Arquidiocese de Campo Grande

0

 

Foi realizada nessa sexta-feira, 05 de outubro de 2018, a Assembleia Arquidiocesana dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, que acontece anualmente. A reunião foi na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e contou com a presença do Assessor Eclesiástico, Pe. Dirson Gonçalves, e de representantes das paróquias da Arquidiocese. Ao todo, são 1,2 mil ministros da eucaristia na arquidiocese de Campo Grande, que foram representados pelos coordenadores de cada paróquia.

O encontro teve início com acolhida e oração em memória de Santo Mateus Moreira, Mártir e Padroeiro dos MECE’S. Durante a Assembleia, os coordenadores foram divididos em grupos, por faranias, e fizeram uma avaliação do ano, apontando pontos positivos e sugestões para melhorias.

O assessor eclesiástico dos ministros da eucaristia, Pe. Dirson Gonçalves, ainda apresentou um as novas diretrizes arquidiocesanas a respeito das coordenações dos MECE’S em nível paroquial, foranial e arquidiocesano e foi realizada uma nova eleição para a Coordenação Arquidiocesana dos MECE’S. Cada Forania indicou três nomes, totalizando 18 ministros indicados. Após, foi realizada uma votação para os cinco nomes que devem ocupar a coordenação. Todos os 18 indicados são repassados ao arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, para a escolha da coordenação.

Os indicados que serão escolhidos pelo Dom Dimas são: Nildo Ferreira dos Santos (São Judas), Maria Aparecida V. Aguirre (Cristo Rei),  Gelson Magalhães do Nascimento (Santa Rita de Cássia), Mirela Amaral Ferreira Ávila (São João Bosco), Cleusa de Fátima Vargas (Senhor do Bonfim), Rita Maria Biondo (Comunidade Boa Nova), Ailson de Albuquerque Filho (São Francisco de Sales), Jair Alcântara (Santa Terezinha), Salvadora dos Santos (São José), Omar Mariano (Nossa Senhora de Fátima), André (São Pedro), Maria Margarete (Bom Pastor), Jair Vicente de Oliveira (São Francisco de Assis) e Hélio Stefanini (Perpétuo Socorro.

Ainda foi informado a todos as datas para o calendário 2019, contendo as celebrações especiais (Abertura da Campanha da Fraternidade e Corpus Christi), as reuniões e formações arquidiocesanas e as reuniões e formações foraniais. Importante ressaltar que nesta assembleia houve a participação também da Forania Rural, embora esta ainda não tenha uma coordenação foranial. Todas as foranias estavam representadas.

Os coordenadores dos ministros da eucaristia de cada paróquia são agrupados em Foranias. Na Arquidiocese de Campo Grande, existem seis foranias: Forania Centro, Forania Oeste, Forania Noroeste, Forania Norte, Forania Sul e Forania Rural.